domingo, 27 de janeiro de 2008

Acústicos da MTV!

Acústico MTV ou MTV Unplugged é uma série elaborada pela MTV, onde bandas e artistas tocam suas músicas em versão acústica, ou seja, com instrumentos acústicos e não elétricos. Os instrumentos mais utilizados são aqueles que funcionam sem eletricidade, como entende-se pela palavra unplugged ("desplugado", em inglês), traduzida por aqui como "acústico". Os instrumentos utilizados por um acústico são:
  • Corda: Um ou mais violões (em alguns acústicos usam-se variações menos comuns, como violões dinâmicos), contrabaixo acústico, violinos, banjo, bandolim, violoncelo, craviola;
  • Sopro: flauta doce, flauta, oboé e todos os outros, em especial a gaita;

  • Piano;

  • Percussão: A bateria, por mais que esteja associada a metal, ainda assim funciona sem eletricidade, porém ela é tocada com mais delicadeza e com uma baqueta especial, mais espalhada na ponta, utilizada para farfalhar a bateria. Opções usuais também são bongôs e atabaques.
A primeira banda a realizar o MTV Unplugged foi o Bon Jovi. O primeiro registro em vídeo de um acústico ocorreu em 1968 em um especial de TV na NBC em que Elvis Presley voltava a se apresentar na Televisão em 8 anos. Na década de 90, a emissora MTV iniciou uma série de projetos chamado Acústicos MTV. Artistas internacionais e nacionais já nos deliciaram com seus trabalhos minuciosos o que transformou o projeto em algo bastante respeitado no meio! É claro que alguns acústicos são bastante legais, mesmo não tendo a marca Mtv, como é o caso do Roupa Nova! Outros são gravados em estúdio, como o José Augusto e a Joanna! Alguns artistas já chegaram a gravar dois volumes como fez o Zeca Pagodinho, o que comprova a credibilidade desse produto! Tanto é que em 2001 tivemos nada mais, nada menos que o rei da música brasileira, Roberto Carlos!

Considero esse o melhor trabalho do Roberto! Claro que para um fã como eu, todos são os melhores, mas nesse ele mostrou todo seu profissionalismo, estreando nessa modalidade de gravação! Com participação de músicos como Samuel Rosa (Skank) e Toni Bellotto (Titãs), esse cd/dvd traz o rei interpretando grandes canções que emocionaram e emocionam sempre o país e, porque não dizer, o mundo?
Clássicos da carreira do Roberto como Emoções, Detalhes (com direito ao rei no violão) e Jesus Cristo não faltaram! Nem as homenagens a Maria Rita em Eu te amo tanto (Com o rei ao piano) e O grude! Mas, é nas releituras de canções meio esquecidas pelo Roberto até então que está o máximo do cd, em coisas como Eu te amo, te amo, te amo, É preciso saber viver, Além do horizonte, As curvas da estrada de Santos e tantas outras mostram um rei revivendo sempre esses momentos lindos!


Um forte abraço!

8 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o texto!
Gosto bastante dos acústicos, mas não conhecia os principais aspectos que os caracterizam. Também não sabia que o Bon Jovi foi um dos primeiros a realizar um trabalho desse tipo.
Destaco o acústico de Gal Costa, de Lulu Santos e de Rita Lee, que ficaram ótimos.

Beijos!

Anônimo disse...

Grande Everaldo !!! Adoro acústicos. São trabalhos completamente diferentes da obra de todo cantor.

Abraços,
James
www.flogao.com.br/rcbraga

Felipe Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Bicho 5 estrelas pra esse artigo!

Além dá ótima idéia de explicar um pouco mais do que é o Modelo Acústico, você soube dar o mérito a MTV que fez e faz um trabalho ótimo, NESSA ÁREA DO ACÚSTICO é claro...

Falar do acústico do Roberto é sempre um grande prazer, não é?

Um Abração!

Felipe Moura

Derbson Frota disse...

Considero um trabalho acústico o ápice da carreira! O disco do rei, de 2001, serve como exemplo!

Vinícius Faustini disse...

Um dado curioso sobre o Acústico do RC: ele é o ÚNICO que nunca foi exibido pela MTV. O atrito da emissora musical com a TV Globo fez com que RC não pudesse ter sua imagem de cantor veiculada em outro canal que não seja a Vênus Platinada. Sempre que ouço o disco sinto falta das canções que foram excluídas desta edição final: "Eu quero apenas", "Olha" e "Debaixo dos caracóis dos seus cabelos". Abraços, Everaldo, e parabéns pelas reportagens presentes aqui.

Anônimo disse...

Gostei da matéria e da forma como o Everaldo a abordou.

Abraços

Anônimo disse...

Grande Everaldo,

você conseguiu escrever um texto sobre Roberto Carlos trazendo coisas que muitos fãs não sabiam.

E olha só a quantidade de comentários aqui, bicho!!!!

Não foi tão dificil assim foi???

Parabéns meu irmão, você encontrou o caminho.

(você sabe do que estou falando)

Um Grande Abraço,

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net