sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Dominguinhos & Convidados cantam Luiz Gonzaga!

Ele é tido como o maior discípulo de Luiz Gonzaga, o rei do baião, do xote, do forró, da sanfona... Mesmo diante de tantos sucessos de sua carreira como Eu só quero um xodó, Abri a porta, De volta pro aconchego, Gostoso demais e tantos outros, sempre há espaço na vida desse artista para relembrar seu mestre, com quem começou tocando e aprendendo! E em 1997, Dominguinhos enfatizou isso em dois discos, volumes 1 e 2, com convidados onde canta a obra de Gonzagão!

Numa homenagem mais que merecida, Dominguinhos passeia pelos clássicos do mestre como Asa branca, A vida de viajante (com Chico Buarque), Paraíba (com Daniela Mercury), Pense n´eu (com Daniel Gonzaga), O xote das meninas (com João Bosco), Olha pro céu (com Nando Cordel), Qui nem jiló (com Tânia Alves), Numa sala de reboco (com Quinteto Violado), No meu pé de serra (com Flávio José), Nem se despediu de mim (com Jorge de Altinho), Súplica cearense (com Guadalupe). Mas, também se remove a canções muito legais do “véio Lula”, porém nem tão relembradas como De Terezina a São Luiz (com Fagner), Estrada de Canindé (com Djavan), Não vendo nem troco (com Zé Ramalho), A volta da asa branca (com Maciel Melo), Assum preto (com Ivan Lins), Forró de Mané Vito (com Gilberto Gil), Cintura fina (com Marinês), Juazeiro (com Jane Duboc), Lorota boa (com Waldonys) e Canta Luiz (com Geraldo Azevedo).

A única faxia solo é Asa Branca que o próprio Dominguinhos quis dividi-la com outro rei, segundo entrevista concedida a jornal na época: “Eu convidei pessoalmente o Roberto que ficou empolgado, porém o pessoal que o circula parece meio difícil, daí não deu pra acontecer o encontro”. Em todas as outras faixas, o disco traz convidados renomados e outros conhecidos apenas na região como o caso do sanfoneiro Waldonys. Algumas surpresas da família do próprio Luiz Gonzaga são Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha e Joquinha Gonzaga (na faixa Tacacá), irmão de Luiz!

Sei que as festas juninas ainda estão distantes, mas esse é daqueles discos de se ouvir sempre e com muita alegria no coração!

Um forte abraço a todos!

6 comentários:

Vinícius Faustini disse...

Dominguinhos é um sanfoneiro fantástico. Uma das gravações suas que mais admiro é "Isso aqui tá bom demais", em dueto com Chico Buarque. Suas participações nas duas gravações de "O baile da fazenda" (em 1998 e 2005) nos discos de Roberto Carlos também são ótimas. Everaldo, aproveito para divulgar o fotolog que comecei a fazer em homenagem ao Roberto. Para todos os amigos que querem ler sobre músicas, histórias e conversar sobre RC, o fotolog "Emoções de Roberto Carlos" está disponível em:

www.flogao.com.br/emocoesrc

Anônimo disse...

Dominguinhos é incrível... Mas não seria De TERESINA a São Luiz? Você disse "De Terezinha a São Luiz".

Abraços

Anônimo disse...

Esses discos são mesmo muito bons.
Ouvir Dominguinhos, com a sua voz e o seu "balanço" tão agradáveis, aliar o seu talento ao de outros grandes intérpretes foi maravilhoso.
E não deixa de ser um contraste ouvi-lo cantar com Chico Buarque, Daniela Mercury e João Bosco. Estilos tão diferentes que, juntos, resultaram em muito bom gosto.
Pena que Roberto não participou.

Beijos!

Anônimo disse...

Passar aqui no Blog está virando uma prazerosa obrigação.

Essa história do Rei com Dominguinhos eu não conhecia, e achei muito interessante. teria sido um encontro sensacional. Roberto já cantou um trechinho de Asa Branca em seu Especial de 1977, quando homenageava os "craques" da MPB.

Eu tenho esses dois discos do Dominguinhos e são jóias raras.

Valeu mais uma vez Everaldo!!

Grande Abraço,

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net

Unknown disse...

luiz gonzaga sempre

será o rei do forró que de nome

ao nordeste era esquecido dalhe gonzagão

Marcelo Cotta disse...

Eu tive a imensa sorte de trabalhar como assistente de gravação nesse disco durante as gravações que foram realizadas no Rio de Janeiro. Uma honra!