sábado, 5 de janeiro de 2008

Os compositores do Brasil

Você conhece todos? Você conhece algum? Pois é! Nossos compositores mereciam melhores destaques! Antigamente, após a execução da música, o locutor da rádio anunciava o título, o intérprete e o(s) compositor(es) dela! Verificou-se que, ao economizar no tempo de divulgação dos nomes dos criadores, ao final do dia, lucrava-se!

Faremos uma série onde destacaremos esses personagens, muitas vezes desconhecidos, mas responsáveis por tantas canções que amamos! Resolvi começar por um que fez tantos hits, sobretudo nos anos 80! Você lembra da canção Amor perfeito que o rei Roberto Carlos intepretou? E Retratos e canções com Sandra de Sá? E Deslizes com Fagner? E Um dia de domingo com Gal Costa e Tim Maia?

Pois bem, essas e outras mais foram feitas por um grande compositor, conhecido no meio pelo apelido de porquinho: Michael Sullivan. Em sua maioria, dividiu as parcerias com Paulo Massadas! Algumas com Paulo Ricardo, ou sozinho, ou mais recentemente com Carlinhos Brown, esse cara era e ainda é uma fábrica de hits! E digo mais, pelas canções que ele já fez tocar em nossa antiga vitrolinha, em nosso mp3 player, olha, esse nome não poderia ser esquecido! Esse e tantos outros nomes como por exemplo Eduardo Lages, Carlos Colla, Chico Roque, Cesar Augusto, Newton Mendonça, Nando Cordel, Peninha, Paulo Sérgio Valle, Humberto Teixeira, Abel Silva, Aldir Blanc, Ronaldo Bastos, Altay Veloso, enfim, são muitos nomes e dos mais variados estilos que nossa música nos oferece!

E veja que, se eu voltar a falar do Sullivan, uma nova tempestade de hits, além dos que já citei. Lembra de Estranha Loucura com Alcione? E Abandonada com Fafá de Belém? E Me dê motivo com Tim Maia? E Amanhã talvez com Joanna? E Fui eu com José Augusto? E Talismã com Leandro e Leonardo? E Whisky a go-go com o Roupa Nova? Enfim, são muitas...

Um forte abraço a todos!

5 comentários:

Derbson Frota disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Derbson Frota disse...

Michael Sulivan é um dos maiores compositores do nosso país! É impressionante como a maioria esmagadora de suas composições é sucesso garantido!

Destacaria "meu ciúme" e "pergunte pro seu coração", composta por Sulivan, em parceria com Paulo Massadas, que fizeram muito sucesso na voz do rei Roberto Carlos.

Derbson Frota
Tianguá CE

Anônimo disse...

As canções que vc citou no texto são lindas e foram interpretadas por cantores muito talentosos.
Não sabia que os nomes dos compositores eram omitidos no instante de anunciar a música para economizar tempo e aumentar a lucratividade das estações de rádio.
Importante é que algumas pessoas não esquecem os compositores e valorizam o seu trabalho, o seu talento e a sua grande importância para a música popular brasileira.

Beijos!

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Além de um compositor de sucesso é também um ótimo cantor, com uma bela voz. Participou dos conjuntos Renato e seus Blues Caps e The Fevers. Para quem se interessar sugiro o cd Michael Sullivan Duetos. Entre os duetos está "Amor perfeito" com Joana. São grandes sucessos e belas interpretações. Vale a pena.

Um grande abraço

Unknown disse...

huberto gessinger e renato russo os melhores de todos os tempos