terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

E por falar em saudade...

Nelson Gonçalves, grande cantor e intérprete da era do rádio e dos anos seguintes, ídolo de tantos artistas posteriores, gravações memoráveis! São muitos os conceitos e adjetivos para um artista como esse que já se foi, mas permanece no inconsciente do brasileiro e de todo aquele que ama música brasileira.

A boemia sempre o trazia em regresso a nossos rádios e quando falamos em saudade, nos dias de hoje, não podemos esquecê-lo, nem de seus preciosos sucessos que são inúmeros em discos, sendo o segundo maior vendedor do país, só perdendo para Roberto Carlos.

Canções como Renúncia, Maria Bethânia, Escultura, Meu vício é você, A volta do boêmio, Fica comigo esta noite, Pensando em ti, Negue, Falando de amor, Onde anda você, Nada por mim, O négocio é amar, etc. estão presentes sempre em eventos onde imperam as serestas e as músicas românticas, no geral, mostrando seu gosto que ia de Vinícius de Moraes a Roberto Carlos, que foi de Chico Buarque a Hebert Viana.

Uma coisa muito legal da carreira discografica do Nelson é que ele sempre dividiu, de forma generosa, duetos com vários artistas da mpb, lançando discos como Ele e elas, ou Ele e eles, surgindo encontros memoráveis como Maria Bethânia (com Caetano Veloso), O negócio é amar (com Fafá de Belém), Renúncia (com Tim Maia), Castigo (com Zizi Possi), Valsinha (com Chico Buarque) e Asa branca (com Luiz Gonzaga), dentre tantos, alguns relembrados no recém lançado Nelson Gonçalves Duetos!

Outra coisa interessante é que o último disco gravado de sua carreira foi todo dedicado a compositores mais jovens como Kid Abelha (Nada por mim), Lulu Santos (Como uma onda), Cazuza (Faz parte do meu show), Legião Urbana (Ainda é cedo), essa última dando título ao disco!

Realmente ainda era cedo e sempre será para um artista como esse ir ao andar de cima, mas nunca é tarde para relembrarmos sua obra, presente em nossa vida de forma tão gratificante!

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Esse é do mesmo time de Tim Maia, uma voz poderosa. Um dos grandes nomes da musica brasileira. Sobre duetos gostaria de citar outros dois. O primeiro com Joana, onde cantou de RC "Como é grande o meu amor por você". O segundo com Fagner, onde interpretou "Mucuripe" de Fagner e Belchior, que RC também cantou de forma belíssima solo e em dueto com Fagner. Nelson também cantou alguns outros grandes sucessos da discografia de RC.

Um grande abraço

Vinícius Faustini disse...

Fala, homem... Concordo em tudo o que disseste sobre Nelson Gonçalves, o velho e bom "Metralha", com sua voz fantástica. Uma pena que os percalços da vida o tenham feito seguir outro rumo ainda tão cedo. Bem lembrado o último disco dele, "Ainda é cedo", no qual achei a voz dele baqueada demais e o repertório uma tremenda forçação de barra. Coisas de imposição de gravadora...

Abraços, amigo!

Vinícius Faustini

www.flogao.com.br/emocoesrc

Anônimo disse...

Eu gostei muito de ouvir algumas músicas mais leves, mais soltas e mais joviais adquirindo uma vibração surpreendente na voz de Nelson Gonçalves.
Grande paradoxo: Cazuza cantando "Faz parte do meu show" e o Nelson, por sua vez, interpretando essa mesma canção.
Paradoxo que deu certo, a meu ver.
Plagiando o nome de um discos do Legião Urbana, foi muito bom ouvir "mais do mesmo".

Beijos

Anônimo disse...

Cara,

Arrasou !!! Nelson Gonçalves é demais !!!

Abraço