terça-feira, 25 de março de 2008

Per amore...

Maria Izildinha Possi, nossa Zizi Possi começou no finalzinho da década de 70. Seu sucesso consolidou-se com a gravação do dueto Pedaço de mim em 1978 com Chico Buarque. A partir daí e durante toda década de 80, Zizi lançou vários hits radiofônicos como Nunca, Meu Amigo Meu Herói, Asa Morena, O Amor Vem Pra Cada Um (versão de The Love Come To Everyone, de George Harrison), Perigo, A Paz, Esquece e Vem, Noite, Caminhos do sol, Papel Marchê, Meu bem querer, Tempos modernos, entre outras.

No início dos 90, Zizi dá uma guinada na vida, rompe com sua gravadora e parte para um novo desafio, reconhecido posteriormente como um divisor de águas em sua carreira. Concebe, arranja e interpreta três trabalhos em um formato inusitado na época, mas muito conhecido hoje: o tal acústico. Sobre Todas as Coisas, Valsa Brasileira e Mais Simples são considerados obras-primas e marcam definitivamente a carreira de Zizi e a música popular brasileira.

Em 1997 surge a proposta de gravar um CD em italiano (Per Amore) de estrondoso sucesso, aplaudido pela crítica e pelo público. No ano seguinte, Zizi lança o CD Passione, considerado continuação do enorme sucesso Per Amore. Juntos esse dois álbuns vendem mais de 1 milhão de cópias.

Sob a direção de José Possi Neto e produção de Manoel Poladian, Zizi apresenta um novo show, agora acompanhada por baixo e bateria, além do piano do maestro Jether. O show, registrado em CD e DVD em agosto de 2005 no Teatro Frei Caneca, é lançado em dezembro do mesmo ano, com distribuição da Universal Music. Em 27 anos de carreira, esse é o primeiro disco ao vivo de Zizi Possi, que passou por uma recente depressão pessoal, se afastando um pouco de tudo, mas já está de volta ao seu público cativo que tanto aprecia seu valioso trabalho.

Duas ótimas coletâneas da Zizi são Romântica, com sucessos como Luiza, Nunca e Eu te amo; e Pedaço de mim, onde encontramos sucessos mais radiofônicos dela com Perigo e Asa morena, além de suas interpretações para Djavan (Meu bem querer), Lulu Santos (Tempos modernos) e João Bosco (Papel marchê). Gosto muito dessa última e da interpretação da Zizi e, ao contrário de muitos, torço pra que ela sempre mescle as duas fases de sua carreira pois assim deixa uma marca mais eclética em seu trabalho tão sofisticado e apreciado por todos!

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

É uma das mais belas e mais agradáveis vozes da MPB. Fico encantada quando escuto alguma de suas inúmeras interpretações, principalmente "Pedaço de mim", que acho lindíssima! Eu nem mesmo sabia que essa música impulsionou tanto a sua carreira artística. Muito bom saber!

Beijos

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Ela gravou de Sergio Sampaio "Meu pobre blues", feita para homenagear RC. Visitou mais algumas vezes o repertório do rei. Grande intérprete e bela voz. Gostaria de vê-la fazendo um dueto com RC. Poderia ser cantando "Canzone per te", que ela gravou com a letra que foi alterada, após a gravação feita por RC.

Um grande abraço

Anônimo disse...

Zizi Possi: Uma cantora com uma belíssima voz, sei que tem um grande repertório musical, não conheço muito sobre ela, mas a tenho ouvido bastantes vezes, tambem suas músicas a conheci através das telenovelas, sei que entrou nalgumas, a primeira música dela que eu ouvi foi "Canzone per te" na primeira versão de Roberto Carlos, e falando de Roberto sei que canta "Ciume de Você".
Gosto de ouvi-la cantar em italiano, no seu repertório tem músicas como:" Per amore", "Core'ingrato", "Torne a Surriento" entre outras.
Gostei....

Abraços