domingo, 30 de março de 2008

O repertório mais visitado do país!

Sua majestade musical me dá a honra de estar aqui mais uma vez, dessa vez como o compositor mais regravado da história da música brasileira, se não mundial. Todos os grandes intérpretes do país e muitos internacionais já gravaram alguma coisa da autoria do Roberto ou interpretada e imortalizada por ele. E esse fenômeno é observado década após década desde os anos 60.

Seria árduo citar todos os artistas que já gravaram Roberto e Erasmo, são mais de cem no mundo todo. E no decorrer dos anos, tornou-se uma prática cada vez mais comum entre os artistas. Gravar uma canção do Roberto era sinônimo de êxito, ao menos naquela faixa que poderia puxar todo o disco. Sem falar no desafio que sempre foi interpretar algo já cantado pelo rei!

Em 1979 Nara Leão ousou e gravou um disco todo em homenagem ao brasa. A partir daí, muitos intérpretes, até hoje sonham em ter um projeto como esse, mas poucos conseguiram. A Bethânia foi uma das felizardas e fez um disco antológico em 1993 - As canções que você fez pra mim. O Padre Marcelo também fez disco só com mensagens do rei, isso pra não citar também o Paulo Ricardo, Sérgio Reis, Roqueiros e até o internacional Roberto Leal, são alguns que conseguiram emplacar um disco temático Roberto Carlos.

Na década de 90, as músicas do Roberto e do Erasmo eram regravadas sem freio. Se por um lado, tínhamos artistas como Cauby Peixoto, que para gravar um medley com canções do rei foi a um show no Recife especialmente pedir autorização, tínhamos artistas, muitas vezes anônimos, regravando e lucrando em cima dos temas de sua majestade sem pedir licença, o que fez o Roberto tomar a decisão de filtrar suas regravações ou até restringi-las a poucos. Isso gerou desespero e desapontamento em alguns artistas que tiveram veto ao tentarem regravar o rei. Dizem que a Simone teve que refazer um disco por ter vetada a releitura de Vou ficar nu pra chamar sua atenção. Outros artistas que sofreram veto, segundo imprensa da época foram Marisa Monte, Zé Ramalho e Daniela Mercury, além da própria Bethânia que não teve a canção Fera ferida em seu cd Maricotinha, mas depois de conversar pessoalmente com o rei, resolveu o mal entendido e teve a liberação para o dvd. Contam também que esses vetos se tornaram piores quando coincidiram com o Toc, problema psicológico assumido pelo rei que faz "implicar" com certas palavras contidas nas canções.

Mas, engana-se quem pensa que dessa forma, a obra do Roberto deixou de ser visitada. Fato curioso faz com que suas canções continuem a ser regravadas pelas antigas e principalmente novas gerações que se seguem. Se é difícil regravar a obra do Roberto, tornam-se mais acessíveís as canções que ele cantou de outros compositores. Com isso temos, nessa década de 2000, veteranos como o Leonardo com 120, 150, 200 km/h, roqueiros recentes como o Jota Quest com Além do horizonte, até revelações como Marina Elali com Você ou Isabella Taviani com Ternura ou Tânia Mara com Sua estupidez e Sonho lindo, só pra citar algumas.

É o rei sempre presente, em cartaz nos shows desse país, nos discos, nas releituras, no passado, no presente, durante muito tempo em nossa vida... E ficamos com Detalhes, a canção mais apropriada para reafirmar o que ele falou há tanto tempo, que nem adianta tentar o esquecer... Roberto, você já sabe, simplesmente conquistou o prazer de ser inesquecível em todo o mundo... E volte sempre...

Detalhes
Roberto Carlos/Erasmo Carlos

Não adianta nem tentar me esquecer
Durante muito tempo em sua vida, eu vou viver
Detalhes tão pequenos de nós dois
São coisas muito grandes pra esquecer
E toda hora vão estar presentes, você vai ver

Se um outro cabeludo aparecer na sua rua
E isso lhe trouxer saudades minhas, a culpa é sua
O ronco barulhento do seu carro
A velha calça desbotada ou coisa assim
Imediatamente você vai lembrar de mim

Eu sei que um outro deve estar falando ao seu ouvido
Palavras de amor como eu falei mas eu duvido
Duvido que ele tenha tanto amor
E até os erros do meu português ruim
E nessa hora você vai lembrar de mim

À noite envolvida no silêncio do seu quarto
Antes de dormir você procura o meu retrato
Mas na moldura não sou eu quem lhe sorri
Mas você vê o meu sorriso mesmo assim
E tudo isso vai fazer você lembrar de mim

Se alguém tocar seu corpo como eu não diga nada
Não vá dizer meu nome sem querer à pessoa errada
Pensando ter amor nesse momento
Desesperada você tenta até o fim
E até nesse momento você vai lembrar de mim

Eu sei que esses detalhes vão sumir na longa estrada
Do tempo que transforma todo o amor em quase nada
Mas quase também é mais um detalhe
Um grande amor não vai morrer assim
Por isso, de vez em quando, você vai, vai lembrar de mim

Não adianta nem tentar me esquecer
Durante muito, muito tempo em sua vida eu vou viver
Não, não adianta nem tentar me esquecer...

Um forte abraço a todos!

6 comentários:

Unknown disse...

Agora meu coração foi a mil!!! Meu MARAVILHOSO REI!!! Não tenho palavras para expressar meu amor por ele. Suas canções, estão sempre presentes em todos os momentos da minha vida! Gosto das regravações que outros artístas fazem; mas sempre prefiro na voz do meu amado Roberto Carlos.
Ele sempre será o nº1!
Parabéns Everaldo!

Anônimo disse...

Roberto Carlos, o melhor cantor de todos os tempos.
Tonia Carrero disse: "Quem pode ver-te sem querer amar-te"
"Quem pode amar-te sem morrer de amores?" Citando os versos do poeta.
Nara Leão disse, na altura que gravou um disco com músicas, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos:
Quando pensamos em fazer um disco, com as composições de Roberto e Erasmo Carlos, foi a partir do prazer que sempre senti em ouvir suas músicas..
Em Portugal há cantores como Marco Paulo que gravou um CD todo com músicas de Roberto Carlos, Roberto Leal, que adoptou o nomem de Roberto por ser Roberto Carlos que já era famoso na altura que ele iniciou sua carreira e as músicas de Roberto Carlos que já cantou, Amalia "Canzone Per te" e "Nem as paredes confesso", Nuno da Camara Pereira, "Meu querido, meu velho, meu amigo", também canta de Roberto Carlos "Costumes"
Estos são cantores portugueses que eu sei..
Muito se tem falado da grande obra musical do Rei e muito mais haveria para dizer, sobre essa estrada brilhante que foi e continuará a ser sua carreira.
Roberto Carlos meu cantor favorito por excelecia. Admirado e querido por todos e aqui faço minhas as palavras de Gloria Pires: Quem não gosta de Roberto Carlos?
E para terminar aqui deixo os cumprimentos para Roberto de
Everaldo..

Abraços...

Anônimo disse...

Grande rei !!! Nesse eu não podia faltar !!! hehehehee

Abraços (E VIVA O REI)

Anônimo disse...

Roberto Carlos é um fenómeno de popularidade, de encanto e emoção.
Ele atravessa gerações, é ouvido e cantado em todo o mundo, sendo poucos aqueles cujo êxito estrondoso se tem mantido ao longo de tantos e tanto anos.
Qual será o seu segredo ?
Eu penso que será a sua maneira de ser, o seu jeitinho, o seu encanto pessoal que seduz qualquer um...
Roberto Carlos é irresistível, é um verdadeiro REI em toda a acepção da palavra!...
Viva Roberto Carlos, o nosso Rei!...

Anônimo disse...

Excelente postagem sobre Roberto Carlos, sem dúvida o maior entre todos os artistas brasileiros. Só uma informação: Ele pode até ser o compositor mais regravado do Brasil e América Latina, mas a nível mundial os campeões são Lennon & McCartney, principalmente com a música Yesterday.

Anônimo disse...

THE KING!!!!!!!!!!!

"Nada mais falar, nem é preciso..."

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net