domingo, 16 de março de 2008

Se você vier, pro que der e vier comigo...

Geraldo Azevedo não é apenas um grande nome na música nordestisna, mas seus acordes ecoam em todos os extremos do país, alcançando com êxito o exterior. Nascido em Petrolina, aqui em Pernambuco, navega pelos ritmos raízes de sua terra como frevo e forró, além das canções líricas românticas que formam a trilha sonora de muitos apaixonados.

Na década de 70, participou de diversos festivais, entre eles o Festival Internacional da Canção do Rio de Janeiro em 1972, obtendo êxito e rendendo seu primeiro disco em parceria com Alceu Valença, seu conterrâneo e amigo. De lá pra cá só sucessos ajudando a contruir a história musical desse país.

Violonista, cantor e compositor, seus hits são regravados por outros intérpretes como Fagner, Elba Ramalho, Alceu Valença e Simone são alguns dos nomes que já visitaram sua obra como Dia branco, Moça bonita, Bicho de sete cabeças, Canção da despedida, Caravana, Canta coração, Chorando e cantando, Coração bobo, Disparada, Dona da minha cabeça, Inclinações musicais, Letras negras, O amanhã é distante, Sabiá, Táxi Lunar e Você se lembra. Geraldo participou dos projetos Grande encontro na década de 90 com Alceu, Elba e Zé Ramalho, onde gravaram participações ao vivo em cd e dvd.

Particularmente, algumas músicas do Geraldo, prefiro com outros intérpretes a exemplo de Fagner que gravou tão bem Letras negras e Dona da minha cabeça ou Elba Ramalho que é uma de suas intérpretes mais constantes. Outras canções formam o perfil do Geraldo e só cabem em sua interpretação. Assisti ano passado um show seu com voz e violão e pude comprovar o enorme talento que esse músico expõe. Já havia visto um show com banda e pensei que esse seria mais tedioso, o que me enganei pois Geraldo é uma marca de profissionalismo e musicalidade! Ficamos com a letra de Você se lembra, uma das minhas favoritas que evocam imagens nordestinas e passagens musicais da canção As time goes by, do filme Casablanca:

Você se lembra
(Geraldo de Azevedo / Pippo Serra / Fausto Nilo)

Entre as estrelas do meu drama
Você já foi meu anjo azul
Chegamos num final feliz
Na tela prateada da ilusão

Na realidade onde está você
Em que cidade você mora
Em que paisagem, em que país
Me diz em que lugar, cadê você

Você se lembra...
Torrentes de paixão
Ouvir nossa canção

Sonhar em Casablanca
E se perder no labirinto
De outra história...

A caravana do deserto
Atravessou meu coração
E eu fui chorando por você
Até os sete mares do sertão

Você se lembra...

Um forte abraço a todos!

5 comentários:

Anônimo disse...

Sou Fã do Geraldinho des há muito tempo. Há um romantismo em suas letras, e um traço regional em seu cantar. O lisrismo de sua poesia é inebriante.

Quem ainda não conhece é preciso começar a perceber as nuances deste grande nome da música popular brasileira.

Provavelmente dia 07/06 estaremos trazendo o Geraldinho para um show memorável aqui em Fortaleza, e já estão todos convidados.

Um Grande Abraço,

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Os cds "O grande encontro" I, II e III, com a sua participação foram grandes sucessos tanto em disco como nos shows realizados.

Um grande abraço,

C. Marley

Anônimo disse...

Adoro as músicas de Geraldo Azevedo, além da forma como canta e como se expressa. Nem dá pra listar todas as minhas canções prediletas, mas essas que vc inseriu no texto já são ótimos exemplos. "Você se lembra" é lindíssima e, preferências à parte, "Letras negras" fica muito melhor com com o nosso pernambucano...
Adorei o post!

Beijos

Anônimo disse...

Grande Geraldo ! Não conheço muito a sua obra, mas pelo pouco que conheço, o considero um grande representante da música brasileira.

Anônimo disse...

Eu sempre fui fã de Geraldo Azevedo,tudo que ele canta torna-se bonito.