quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Dá um tempo que a tristeza vai passar...

Já dediquei post a um disco do Emílio, mas pela importância do seu trabalho, ele será tema de vários como esse que se segue. Considero este "o intérprete" da música brasileira, embora de temos vários grandes intérpretes, Emílio está, sem dúvida no topo dessa nossa rica pirâmide!

Emílio Vitalino Santiago é carioca e cursou Direito na década de 70, quando paralelamente frequentava festivais universitários e programas de calouros, chegando a final do mais importante de sua trajetória: no programa de Flávio Cavalcanti. Seu primeiro compacto saiu em 1973 e o primeiro Lp em 1975, com compositores consagrados como Ivan Lins, João Donato, Marcos e Paulo Sérgio Valle. Entretando até 1984, seus discos tiveram pouca repercussão, diante do grande músico que despontava.

Em 1988 lançou o disco Aquarela Brasileira, surgindo um projeto especial de sete volumes, todos com expressivas vendagens e interpretações dos maiores compositores do país! Emílio também gravou projetos com homenagens a Dick Farney, Gonzaguinha, João Donato, Bossa Nova e mais recentemente lançou o cd/dvd com O melhor das Aquarelas, onde fez um apanhado de toda sua carreira! Em 2008, ousou ao lançar um disco inédito - De um jeito diferente, numa época em que o mercado anda na contramão desses projetos!

Reforço a idéia que ele é um dos melhores intérpretes por excelência! Canções de compositores menos renomados tornam-se clássicos sofisticados em sua interpretações! Como exemplo, poderíamos citar: Anos dourados, Eu sei que vou te amar, Alguém me disse, Aquarela do Brasil, Beija-flor, Brigas, Cadê juízo, Copacabana, De volta ao começo, Essa fase do amor, Lesões corporais, Logo agora, Mania de você, Margarida perfumada, Mulher, No compasso do criador, Pelo amor de Deus, Preciso dizer que te amo, Ronda, Saigon, Tudo que se quer, Coisas do coração, Você é linda, Um chopp pra distrair, Pingos de amor, Um dia desses, Verdade chinesa, entre tantos que deixam a música brasileira lapidada com sua preciosa voz e interpretação ímpar!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

O que mais admiro em Emílio Santiago, além de sua voz lindíssima, é pluralidade de estilos, canções e composições que ele alcança. É como vc disse, ele tem a capacidade de lapidar cada detalhe das letras e músicas.

Beijos!