sábado, 6 de junho de 2009

Fagner - Caboclo Sonhador

São João chegando e dá aquela vontade de ouvir aquele forró gostoso que só artistas como Zé e Elba Ramalho, Geraldo ou Nando, Flávio ou Petrúcio, Dominguinhos ou Fagner sabem cantar, tudo na mais perfeita influência de Gonzagão, o rei desse estilo que aquece a fogueira e o coração nordestino.

E Fagner, que já gravou dois discos com Gonzaga (já retratados aqui ano passado), vez por outra bebe dessa fonte maravilhosa e presenteia a todos com trabalhos como esse abordado hoje. Produzido pelo grande guitarrista Robertinho do Recife, lançado em 1994 e tendo a participação de músicos do naipe do próprio Robertinho, Dominguinhos, Oswaldinho e Sivuca, Caboclo sonhador é resultado de uma pesquisa sobre os compositores e sucessos lançados na época nos principais forrós nordestinos.

De início temos Cavaleiro Alado de Alcymar Monteiro e João Paulo Jr., dois grandes músicos desse gênero. Lembrança de um beijo foi um dos hits que mais tocou, sendo gravada por outros forrozeiros, da autoria de Accioly Neto. Maciel Melo é o compositor requisitado para a faixa título do disco Caboclo Sonhador e, além dessa que também foi hit radiofônico, temos Nos tempos de menino que apresenta solos que nos remetem às boas bandas de pífanos de Caruaru.

Gonzaga não pode ser esquecido em uma festa assim e Fagner sempre faz questão de o reverenciar no medley É proíbido Cochilar/Forró desarmado/Forró número um, tendo o auxílio dos vocais de Marinês e sua gente, além Baião da Garoa. E pra finalizar temos Falsa folia, de Dominguinhos e Nando Cordel, Minha vidinha, Fan ran fun fan, Casamento da raposa (só instrumental) e Estrela guia. Observando o grandioso intérprete que o Fagner é, além de compositor e músico. Observando as descrições desse trabalho fica uma desnecessária indagação sobre se não é esse um dos bons trabalhos para se ouvir nessa e em outras épocas do ano!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

O título do CD já indica a beleza de sua composição, pois a música "Cabloco Sonhador" é lindíssima e está em consonância com as nossas tradições. Fagner não pára de produzir poesia, mostrando que os sonhos de um cantador também se perfazem de suas lembranças mais bonitas.

Beijos!