quinta-feira, 18 de junho de 2009

Pisa na fulô e não maltrata o meu amor...

Com mais de 50 anos de carreira, Inês Caetano de Oliveira ou simplesmente Marinês pode ser considerada o maior nome feminino do forró nordestino em todos os tempos. Natural de São Vicente Férrer, em Pernambuco, cresceu em Campina Grande, na Paraíba, onde desde pequena já cantava em escolas. Participou de vários concursos de calouros e foi tomando fama como cantora de forró. Em 1956 grava seu primeiro disco e integra a equipe de Gonzaga, viajando para o Rio de Janeiro.

Seu pai era seresteiro e sua primeira banda, a Patrulha de choque do rei do baião, formada com o marido Abdias, sanfoneiro, e com Cacau, zabumbeiro, abria os shows de Gonzaga. Depois seu conjunto adquiriu o nome de Marinês e sua gente e daí pra frente reinou no forró nordestino ano após ano. Seus principais sucessos são: Quadrilha é bom, Quero ver xaxar, Pisa na fulô, Xaxado da Paraíba, Perigo de morte, Aquarela nordestina, Velho ditado, Balanço da saudade, Chegou São João, Marinheiro, Agarradinho, Tô doida pra provar do teu amor, Feitiço, Meu cariri, Tareco e mariola, Bate coração, entre outros.

Em 1998, com produção de Elba Ramalho, lançou o cd Marinês e sua gente, contando com a participação de vários nomes da nossa música, em reconhecimento à essa artista que nos deixou em 2007, mas continua presente como uma estrela a mais a brilhar em toda noite festiva de São João!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: