quinta-feira, 2 de julho de 2009

Os compositores do Brasil - 16

Em quase todo esse mês de junho, abordamos temas que nos remetem às festas juninas. Um dos maiores compositores modernos dessa safra chama-se Accioly Neto. Desconhecido de muitos, Accioly tem diversos sucessos entre artistas locais e nacionais. Gravado inicialmente por Paulo Diniz e por Vanusa, foi no universo nordestino que teve projeção com suas criações.

Imagino que o leitor já tenha ouvido alguma de suas belíssimas canções: Espumas ao vento, Quando bate o coração, Canção da saudade, A natureza das coisas, Lembrança de um beijo, Me diz amor, Mel e aveloz, Saudade da boa, Gosto de você, entre outras. Mas, se ainda assim, Accioly soa desconhecido, então é necessário ouvir discos de Elba Ramalho, Fagner, Flávio José, Santanna, Fábio Jr., Nando Cordel, Jorge de Altinho, entre outros.

Accioly nos deixou em 2000, oito dias após gravar seu único disco, esse da foto acima. Natural de Pernambuco, são poucas as informações encontradas sobre esse extraordinário compositor. Basta ouvir Espumas ao vento, uma das mais lindas que já ouvi, onde ele afirma: "Meu olhar vai dar uma festa na hora que você chegar...", ou A natureza das coisas, já retratada aqui em 28/12/2008, como uma letra positiva de amor e paz, sentimentos que mostra como foi e é o Accioly.

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Veja só que coisa tão linda: um compositor que já não está mais entre nós, que compôs canções lindíssimas e que nos encantou com o seu talento! "Espumas ao vento" é simplesmente imortal, nossos corações ainda vão dar muitas festas quando essa canção for tocada.

Beijos!

Anônimo disse...

Mel e Aveloz nao é composição do Nando Cordel?

Everaldo Farias disse...

Prezado anônimo,

A canção Mel e aveloz, segundo pesquisa, é uma parceria de Accioly e Nando, dois grandes compositores da nossa música!

Um forte abraço!

Luana cantora e sócia da gafieira e casa de Shows (Som De Cristal) disse...

Tive o prazer de gravar Mel e Aveloz,e conversarmos muito por telefone.Pessoa humilde e grande compositor.Seu legado ficará pra sempre em nossas vozes.