quinta-feira, 30 de julho de 2009

Se um veleiro repousasse na palma da minha mão...

Esse é Jessé Florentino Santos ou simplesmente Jessé. Desconhecido da atual geração, Jessé tornou-se "a voz" dos anos 80, quando venceu o Festival MPB Shell da Rede Globo com seu clássico Porto solidão. Natural de Niterói, foi criado em Brasília e cantou como cronner em boates, apenas se firmando como grande voz após essa interpretação inesquecível, hoje revivida por uma legião de fãs e intérpretes que cultuam seu trabalho.

Com uma voz potente, Jessé gravou doze discos que o tornaram inesquecível em sucessos como A deusa da minha rua, A noite do meu bem, América, Chão de estrelas, Farsante, Gaivota dourada, Eu te amo, Nos bailes da vida, Romaria, Luzes da Ribalta, Retrato em branco e preto, Coração de estudante, Maria Maria, O ilusionista, entre outras.

Jessé nos deixou em 1993, mas seu trabalho continua sendo divulgado e cantado por vários artistas com vozeirão que se arriscam a cantar a dificílima Porto solidão, que teve sua interpretação definitiva com Jessé ou que, de repente, tem nele sua principal inspiração artística!

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

James Lima disse...

Não conheço bem o trabalho dele, mas obrigado por abrir meus olhos para mais um artista.

Vou pesquisar um pouco mais !

Obrigado pela aula de MPB que você sempre tem nos dado.

James Lima
www.robertocarlosbraga.blogspot.com

C. Marley disse...

Nobre colega Everaldo,

Duas músicas do seu repertório que eu considero mais bonitas, tanto a letra como a melodia são: "Porto solidão" e "Voa liberdade". Quem ainda não ouvia não deixem de escutá-las essas duas grandes interpretações.

Parabéns pela lembrança.

Um grande abraço

Anônimo disse...

Fico até surpreendida quando encontro aqui artistas que compuseram algumas músicas que eu adoro e cuja autoria eu ignorava. É que costumo ficar atenta ao intérprete, enquanto deveria valorizar, também, os autores desses poemas em forma de canções.

Beijos!