terça-feira, 18 de agosto de 2009

Hoje os nossos sonhos serão verdades...

Mais um dos grandes nomes da nossa música brasileira, Marcos Kostenbader Valle é um dos nomes da Bossa nova e da composição nacional, ao lado de seu irmão Paulo Sérgio Valle, já retratado na série Os compositores do Brasil. Natural do Rio de Janeiro, estudou piano clássico já aos seis anos de idade. A primeira composição da dupla foi Sonho de Maria em 1963.

Começou tocando no trio formado por ele, Edu Lobo e Dori Caymmi. Grava seu primeiro disco em 1962. Em 1964 compôs seu maior sucesso: Samba de verão que possui mais de oitenta regravações só nos Estados Unidos. Aqui no Brasil foi regravada por grandes nomes como Caetano Veloso, por exemplo. Já nos anos 70 compôs o jingle natalino mais famoso do país: Hoje é um novo dia (Um novo tempo), o jingle da Rede Globo, repetido ano a ano, sempre com novos clipes e versões! Em 2007, compôs também o tema da árvore de natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, além de vários temas de novelas globais.

Outras canções famosas de seu repertório são Preciso aprender a ser só, Viola enluarada, Terra de ninguém, A resposta, Ao amigo Tom, Como as ondas do mar, Paixão antiga, Tanta solidão, Deus brasileiro, entre outras que caracterizam esse grande músico que destacamos estar presente também no repertório de artistas como Maria Bethânia, Roberto Carlos, Gilberto Gil e Elis Regina.

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

As composições desse artista são muito fáceis mesmo de apreendermos. Esse jingle de natal mesmo, conhecidíssimo e repetidíssimo, mas o novo tempo que prenuncia às vezes parece tão velho...
Samba de verão é lindíssima. Sinceramente, não sabia que era ele o compositor.

Beijos!