terça-feira, 29 de setembro de 2009

Os compositores do Brasil - 19

A série Os compositores do Brasil apresenta hoje um conterrâneo, que teve muitas de suas canções como topo nas paradas dos anos 80: Paulo de Souza, mais conhecido no meio da composição como Paulo Debétio. Seu primeiro grande sucesso veio em 1976 na voz de Alcione: Retalhos.

Poucos conhecem seu nome, mas muitos conhecem seus sucessos nas vozes de grandes intérpretes: Pelo amor de Deus (Emílio Santiago), Metades (Leci Brandão), Estrela veja e Bailarina (Wando), Cheiro moreno (Elba Ramalho), Nuvem de lágrimas (Chitãozinho e Xororó e Fafá de Belém), Uma nova mulher (Simone), Tieta (Luiz Caldas), Mano (Leonardo), Um dois três (Chitãozinho e Xororó), Meu amor não vá embora (Beto Barbosa), entre outras.

Com a maioria das suas composições divididas com Paulinho Resende, Paulo Debétio foi e continua sendo muito requisitado pelos grandes intérpretes seja na área de produção, seja como compositor, e suas composições mais marcantes continuam sendo regravadas, o que prova que a boa música transforma-se em algo eterno.

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Nada mais justo do que esse compositor continuar sendo requisitado, pois suas letras são lindas! Logo no início do texto, pensei: "nunca sequer ouvi esse nome..." Mas, logo depois, vi que ele compôs uma de minhas músicas favoritas, "Uma nova mulher", interpretada por Simone.

Beijos!