domingo, 3 de janeiro de 2010

O Caminho das nuvens

Janeiro é mês de férias, bom para nos dedicamos a ouvir as canções que tanto gostamos e também apreciarmos outras artes, como o cinema. Durante esse mês vou indicar alguns filmes que se relacionam com a música brasileira. É o caso por exemplo de O Caminho das Nuvens. Produzido por Fábio Barreto e lançado em 2003, o filme traz na trilha sonora canções do Roberto Carlos, além de ser dedicado a este, embora nada tenha a ver com a história de sua majestade.

Com Wagner Moura, Cláudia Abreu, Carol Castro e Sidney Magal no elenco, entre outros, é baseado na história real de Cícero Ferreira Dias. Ex-caminhoneiro parte do interior da Paraíba, com a família (esposa e cinco filhos), percorrendo várias cidades como Juazeiro do Norte, Porto Seguro e chegando ao Rio de Janeiro. Tudo isso de bicicletas e em busca de um ilusório emprego que o rendesse R$ 1.000,00 mensais para garantir vida digna à família.

A relação entre pai e filho mais velho também é evidenciada na trama e vai crescendo com esta. As  canções do Roberto entram em cena em alguns momentos da viagem em que a mãe canta em bares para arrumar alguns trocados no caminho. E o rei também empresta clássicos como Amor sem limite, Como é grande o meu amor por você e As curvas da estrada de Santos para a trilha sonora. Uma dica para se aliar à pipoca e a curiosidade de como termina a trama!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Vinícius Faustini disse...

Um dado curioso, homem: este filme vai ao ar na TV Globo hoje de madrugada, na "Sessão Brasil". Fica a sugestão pros amigos do Música do Brasil.

Assisti a "Caminho das nuvens" em sua pré-estreia no Rio, graças a amigos de um curso de cinema. Na reta final, a cada nome aparecido nos créditos as pessoas aplaudiam. Quando apareceu "este filme é dedicado a Roberto Carlos", eu gritei feito um louco. ELE MERECE!

Roberto aparece no filme em uma televisão, cantando "As curvas da Estrada de Santos" em um especial da TV Globo. Dizem que a cena em que a família do filme canta "Amor sem limite" foi um pedido pessoal do Roberto.

Abraços, homem!

Vinícius Faustini