sábado, 17 de abril de 2010

Pensamentos

Essa canção é original de 1982 e a julgo bastante atual. Regravada por Simone em 1995, infelizmente atualmente tá raro ou praticamente escasso ouvir canções que nos levem a tantas reflexões como sua letra inspira. Pensamentos aborda inquietações do cotidiano, respondidas por Deus que dá na medida exata  seu parecer sobre preconceitos raciais na passagem: "Se as cores se misturam pelos campos, é que flores diferentes vivem juntas...". Aliás, essa coisa de contemplar a natureza e encontrar nela as respostas é algo que tenho praticado muito.

Essa canção também desperta um sentimento talvez raro entre os seres: "Quem me dera que as pessoas que se encontram, se abraçassem como velhos conhecidos..." Tudo isso chega a ser uma oração nos atuais dias em que é mais fácil dá uma bofetada que tecer um elogio. Roberto e Erasmo chamam a atenção mais uma vez sobre a paz que tanto desejamos e que começa dentro de nós, perfazendo um círculo pelo mundo e voltando para dentro de nós, através de nossas atitudes e sentimentos cotidianos, através do que plantamos e colhemos.

Pensamentos
(Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

Pensamentos que me afligem
Sentimentos que me dizem
Dos motivos escondidos
Na razão de estar aqui

As perguntas que me faço
São levadas ao espaço
E de lá eu tenho todas
As respostas que eu pedi

Quem me dera que as pessoas que se encontram
Se abraçassem como velhos conhecidos
Descobrissem que se amam
E se unissem na verdade dos amigos

E no topo do universo uma bandeira
Estaria no infinito iluminada
Pela força desse amor, luz verdadeira
Dessa paz tão desejada

Pensamentos que me afligem
Sentimentos que me dizem
Dos motivos escondidos
Na razão de estar aqui

E eu penso nas razões da existência
Contemplando a natureza nesse mundo
Onde às vezes aparentes coincidências
Têm motivos mais profundos

Se as cores se misturam pelos campos
É que flores diferentes vivem juntas
E a voz dos ventos na canção de Deus
Responde todas as perguntas

Pensamentos que me afligem
Sentimentos que me dizem...

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, uma letra lindíssima e bastante reflexiva.
Em um mundo marcado pela superficialidade das relações humanas, em que os afetos são tecidos por aparências e conceitos supérfluos, fica cada vez mais difícil imaginar uma realidade semelhante à letra dessa canção.
Entretanto, ainda existem pessoas muito mais interessadas no conteúdo do que na forma, existem muitos seres humanos que pautam suas atitudes na solidariedade, no amor e na fraternidade. É nos olhos e nas ações dessas pessoas (que NÃO são poucas) que encontramos esperança para o futuro.

Beijos!

Roberto carlos disse...

Maravilha de letra . isso é RC

Roberto carlos disse...

Essa cançao é nossa IMAGINE (do Lennon) ou Imagine é nossa PENSAMENTOS.