domingo, 3 de outubro de 2010

CD Roberto Carlos ao vivo 1988

Capa do CD Roberto Carlos ao vivo 1988
Antes dos projetos ao vivo se tornarem algo mais comum, alguns artistas arriscavam a lançarem os seus, como algo paralelo em suas carreiras. Claro que isso foi em um tempo em que a venda de discos era algo rentável para o artista e para a gravadora, enfim, para as lojas e a pirataria era singela. Em 1987, Roberto Carlos estreou sua turnê Detalhes, onde revivia seus grandes sucessos e em 1988, durante temporada no Canecão/RJ, gravou um disco que mais tarde, no meio do ano, resolveu lançar.

Foto interna do CD ao vivo 1988
 O projeto é um resumo do show que trazia outros números ausentes do disco como as canções Cama e mesa, Do fundo do meu coração, Nêga, Cavalgada e um medley em homenagem a Tom Jobim com Ana Luiza/Lígia/Ângela. Mas, seu conteúdo já era mais que suficiente para enlouquecer a cabeça dos seus fãs. Em um show produzido por Mielle & Bôscoli, já na abertura, um momento de arrepiar da orquestra dirigida pelo maestro Eduardo Lages.

Contracapa do CD ao vivo 1988
Roberto desfilava seus grandes clássicos como Proposta, Emoções, Canzone per te, Outra vez, Ele está pra chegar, e medleys que apresentavam Lobo mau, Eu sou terrível e Amante à moda antiga, além de Seu corpo, Café da manhã, Os seus botões, Falando Sério, O côncavo e o convexo e Eu e ela. Detalhes ganhou seu momento de intimidade com o rei ao violão, número reapresentado em vários shows mais atuais. Outra surpresa era o dueto com a cantora mirim Gabriela em Imagine, de John Lennon. Um show histórico que poderia sair na íntegra e que lamentamos não vir em um tempo que os dvds completavam todo o projeto!

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Parece ser um belo show. Lembro dessa apresentação em que Roberto interpreta "Imagine" ao lado de uma garotinha.
Tanta criatividade e shows repletos de beleza e poesia transformaram RC no artista querido e admirado que é. Revisitar esses arquivos na memória, para fãs como vc, deve ser muito bom.

Beijos!

Vinícius Faustini disse...

Everaldo,

acredito que a escolha dos números do LP tenha levado em conta priorizar as músicas mais conhecidas. E foi ótimo para termos evidenciados os arranjos de Eduardo Lages e pros fãs de RC que nunca tinham visto ele no palco passarem a ter ideia do quanto "Emoções", "Detalhes", "Proposta" tinham interpretações impactantes nos shows.

Acho que colocaram 10 momentos do show pra não fugirem muito do padrão de discos inéditos dos artistas - e do próprio Roberto, que na época oscilava entre nove e 10 músicas a cada ano. Mas é uma pena que tantos bons números tenham ficado de fora. Poderiam lançar esta turnê em DVD algum dia...

Sobre Gabriella, atualmente ela é personal trainer.

Abraços, homem!

Vinícius Faustini

Anônimo disse...

...que pena que na epoca da gravação desse disco....não tinhamos o cd!!
pois por causa de falta de espaço no disco,ficou de fora "CAVALGADA" com o grande arranjo de eduardo lages!!

ORLANDO.

Gabriel Gomes disse...

Esse disco é maravilhoso.