quinta-feira, 26 de março de 2015

♪Partituras musicais dos fãs 20 - Ocenilda Santana♪

Esta é nossa amiga Ocenilda Santana. Natural de Aracaju/SE, vive atualmente em Verviers, na Bélgica, o que me deixa mais feliz em tornar essa série, vez por outra, internacional. Fico feliz também por conhecer alguém que reside em um país que conhecemos pouco e, no meu caso, fiquei curioso em saber como a música brasileira é recebida por lá, neste nosso mundo tão globalizado.

Conheci esta amiga, via Portal Clube do rei, Facebook, todas estas redes sociais que nos aproximam. E, como é típico de sua personalidade, gentilmente, esta colega, já que também é professora, aceitou conversar comigo sobre música brasileira e Roberto Carlos, na entrevista que vocês conferem agora:

1 - Uma música?

♪Esta pergunta é super difícil de responder, porque todas as músicas compostas e/ou gravadas pelo Rei têm a ver com uma fase ou outra de minha vida. Mas, vou citar duas que acho que têm a ver com um momento de minha vida semelhante ao momento da vida do Rei quando ele as compôs: A distância (1972) e O encontro, do disco "Pra sempre" (2003).

2 - Um momento musical inesquecível?

♪São vários momentos inesquecíveis que tive com o Rei. Vou contar os dois mais marcantes:

1) Em abril de 1984, eu tinha 23 anos, estava recém-formada em Direito. O Rei foi apresentar o show Emoções em minha cidade natal Aracaju-SE. O show começa às 22 h e eu cheguei ao Ginásio Constâncio Vieira às 18 horas e entrei pelos bastidores à procura do camarim do Rei para entregar-lhe um presente de aniversário, pois 15 dias antes, ele o tinha festejado no mesmo show no Recife. Nos bastidores, só estavam os músicos afinando os instrumentos. Quando eu estava à procura do camarim, dei de cara com a D. Neide de Paula (maquiadora do Rei) que me disse que eu não poderia ir até lá, pois ela correria o risco até de perder o emprego. Ela queria entregar o presente, mas eu não aceitei sob o pretexto que o Rei nem sabia quem eu era. Comecei então a chorar e ela, com pena de mim, deixou-me ficar nos bastidores e disse-lhe que às 21.55 h, o Rei passaria por ali e que eu poderia ir até ele entregar-lhe o presente, mas que não pedisse nem autógrafo e nem para tirar fotos. Assim eu fiz, fiquei conversando com o jovem Maestro Eduardo Lages que até autografou o programa do show Emoções que eu tinha comigo e ele perguntou-me qual a música que eu gostaria de ouvir naquela noite. Eu respondi: "Não quero ver você tão triste". E ele disse que iria falar com o Rei no camarim para cantá-la e realmente, o Rei a cantou. Mas o mais emocionante, foi a doçura do Rei quando eu dirigi-me a ele e entreguei-lhe o presente. Ele deu um beijo de cada lado do rosto e disse-me em resposta ao pedido que lhe fiz de uma foto com ele: "Meu amor, não vai dar, porque eu estou em cima da hora para o começo do show". Em seguida, deu-me mais um beijo de cada lado do rosto. Eu quase morri. Passei 15 dias sem querer lavar o rosto.

2) O segundo foi no dia 11 de março de 2006 em Lisboa (Portugal), no show "Pra sempre". Eu levei uma imagem de N S Fátima e um terço azul para entregar ao Rei. Quando ele começou a cantar "Jesus Cristo", eu que estava na sétima fila no setor VIP, vendo a multidão do fundo correndo para o palco, larguei tudo no chão (bolsa, as camisetas do show, etc.) e saí correndo também. Quando cheguei em frente ao microfone, entreguei-lhe a imagem e recebi uma rosa das mãos dele. Depois de ter posto a imagem em cima do piano, ele voltou e eu lhe disse: "Roberto, o tercinho azul também é para você. Ele se inclinou para pegar o terço, as nossas mãos se tocaram e ele não fez nenhum esforço brusco para retirá-la, ao contrário, nossas mãos foram se separando como que em câmera lenta. Quando a ficha caiu, eu tinha entrado em estado de choque e perdido a voz por alguns segundos, tempo suficiente para o show terminar e eu voltar para o meu lugar ainda sem poder emitir qualquer tipo de som. Não acreditava que enfim tinha conseguido a tão esperada e desejada rosa amarela que tenho até hoje sequinha e com as pétalas inteirinhas ainda pegadas ao talo e conservada com fixador. Esta rosa fica em frente de minha cama. Ela é a primeira imagem que eu vejo todas as manhãs quando acordo e a última que meus olhos vêem quando vou dormir.

3 - Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pode ver?

♪O show que o Rei realiza anualmente no "Cruzeiro". Se eu ainda morasse no Brasil, acho que participaria de todos os Cruzeiros do Rei, mas morando na Europa, fica muito difícil por causa do preço das passagens de avião da Bélgica para São Paulo e mais o preço do "Cruzeiro". Não tenho condições de pagar as duas coisas ao mesmo tempo. Mas, eu sou uma pessoa muito devota e sei que Papai do Céu ainda vai realizar este meu sonho.

4 - Você curte o trabalho instrumental do Eduardo Lages? Destacaria algum CD ou canção do maestro?

♪Gosto muito do trabalho instrumental e dos arranjos do Maestro Eduardo Lages. Tenho quase todos os seus CDs, mas destaco o CD "Romances" porque o recebi aqui na Bélgica autografado porque, quando sobra tempo, participo do Blog do Maestro e dei sugestões para esse CD. Sem contar que neste CD conta também com a participação de nosso querido e amado Rei Roberto Carlos interpretando a belíssima canção "Eu nunca amei alguém como eu te amei" (1994), composição do Maestro Eduardo Lages e do Paulo Sérgio Valle.

5 - Você coleciona algo em termos de música?

♪Além do "Romances", tenho ainda os Cds: Com amor, Emoções e Inesquecível. Adoro todas as composições do Maestro gravadas pelo Rei: "Às vezes penso" (1979), "Confissão" (1980), "Olhando estrelas" (1981), "Como foi" (1982), "Me disse adeus" (1983), "Contradições" (1985), "Eu quero voltar pra você" (1986), "Coisas do coração" (1987), "Cenário" (1990), "De coração" (1992), "Eu nunca amei ninguém como eu te amei" (1994), "Nunca te esqueci" (1995), "Assunto predileto" (1996) e "Vê se volta pra mim" (1998).

6 - Quais artistas brasileiros são conhecidos na Bélgica? E como é com Roberto Carlos por aí?

♪Apesar de o Rei ter gravado quatro músicas em francês, primeiro idioma falado na Bélgica: A distância (C'est fini il faut se dire adieu), Os seus botões (Et puis tout commence), La guerre des gosses (A guerra dos meninos) e Ça ressemble à l'amour (Solamente una vez), aqui na Bélgica, o Rei só é conhecido pelos imigrantes portugueses, italianos, espanhóis ou dos países da América Latina. Os cantores brasileiros mais conhecidos aqui são os da Bossa Nova (Tom Jobim, João Gilberto, Sérgio Mendes), além de outros como o Gilberto Gil, o Caetano Veloso, a Daniela Mercury, o Michel Teló, o Gustavo Lima, o Trio Esperança (Evinha e as irmãs moram em Paris).

7 - Como professora, você já utilizou música em alguma aula?

♪Eu utilizo sempre as músicas do Rei no karaokê feito na escola ou no restaurante brasileiro situado na cidade de Liège (31 km de Verviers, a cidade onde moro). Até no batizado de meu afilhado (um baianinho de 8 anos) e que quando foi batizado tinha 4 anos e meio, a música escolhida para o final da cerimônia foi "Como é grande o meu amor por você". Distribuí a letra com a tradução em francês aos convidados que estavam na igreja.

8 - Um compositor brasileiro?

♪Além do Rei e do Tremendão, adoro o Caetano Veloso, os da Bossa Nova (Tom Jobim, Vinícius), Belchior, Fagner, Zé Ramalho, Carlos Colla, Maurício Duboc, Chico Buarque, Milton Nascimento. Além de outros que já não estão mais entre nós, como o Milton Carlos, Gonzaguinha. Nosso Brasil e principalmente nosso Nordeste são ricos em bons compositores. Sou nordestina de Aracaju-SE, mas vivi dos 7 aos 19 anos em Feira de Santana-BA.

9 - Um músico brasileiro?

♪Hermetto Paschoal.

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção nacional?

♪Adoro os dois arranjos da canção "Cavalgada" (1977). O segundo então feito pelo Maestro Eduardo Lages é belíssimo.

11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa. (pode ser do rei ou de outros artistas também).

♪Os únicos discos que escuto sem pular nenhuma faixa são os do Rei, vou destacar três, mas na verdade quando se trata do Rei eu não pulo nenhuma faixa:

a) "Ritmo de Aventuras" (1967). Escuto as 12 faixas se pular nenhuma.

b) O de 1972 (À janela, A distância, O Divã, etc.), também escuto as 12 faixas sem pular nenhuma;

c) O disco "Pra sempre" (2003) que o Rei compôs todas as faixas sozinho logo depois da partida de nossa querida e inesquecível Maria Rita ("Pra sempre, O encontro, Acróstico), escuto as 10 faixas sem pular nenhuma.

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?

♪Vou citar 12 canções que adoraria que o Rei voltasse a cantar nos shows:

O tempo vai apagar (1968 do disco "O inimitável"
De tanto amor (1971)
À distância (1972)
Jogo de damas (1974)
Amanheceu (1975)
Sonho lindo (1976) do disco "San Remo 68"
Você na minha vida (1976)
Nosso amor (1977)
Confissão (1980)
Sabores (1984)
Contradições (1985)
Tudo (2003)

13 - Seu especial de fim de ano favorito?

♪Eu adoro todos os Especiais do Rei, mas sem dúvida, o primeiro de 1974, acho que vai ficar gravado para sempre em minha memória. Talvez por ter sido o primeiro. Na época ainda não tinha vídeo-cassete, nem DVD para gravá-lo e então eu gravei-o numa fita de gravador que tenho até hoje. A gravação não é perfeita, mas ouvi muitas vezes, principalmente no final quando o Rei deseja "um feliz Natal e Ano Novo e que Deus abençoe a todos" e podemos vê-lo abrançando a Nice e junto com os três filhos ainda crianças: Ana Paula, Segundinho (Dudu) e Luciana pequenina ainda. É super-emocionante esse Especial. Tenho todos os Especiais do Rei gravados em DVD e também muitos gravados em vídeo-cassete antes do aparecimento do DVD.

14 - Um dueto inesquecível desses especiais?

♪Sem dúvida, o Dueto entre o Rei e Tom Jobim cantando "Lígia", canção do Tom, tendo o Tom Jobim ao piano, no Especial de 1978 e que o Rei incluiu no Duetos 1.

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?

♪Não conheço muito os novos cantores e cantoras por estar morando longe do Brasil há quase 23 anos, então vou citar os antigos que conheço, tais como a Nana Caymmi, a Maria Bethânia, o Belchior e o Zé Ramalho.

16 - Qual dueto em disco gostaria de ver com Roberto?

♪A Kátia (afilhadinha do Rei) que tem uma voz muito doce, uma grande intérprete e compositora e que já participou de um dos Especiais do Rei na época que estourou com "Lembranças", composição do Rei e do Tremendão.

17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?

♪A Maria Bethânia, Nana Caymmi, a Simone.

18 - Um trecho de uma canção?

♪"Quando eu digo que te amo,
eu ainda estou mentindo,
porque o que existe de mais lindo
ainda é pouco pra esse amor"

(Quando digo que te amo, 1996, RC e EC)

19 - Como define Roberto Carlos?

♪Como um ser iluminado que desempenha um papel muito importante na vida de muita gente. Com o carisma que ele tem e a mensagem que ele passa em suas canções, ele consegue, muitas vezes, passar uma mensagem de esperança, força e confiança e eu estou falando disso porque sei (através das leituras que faço e pesquisas sobre a vida e a carreira do Rei) que muitas pessoas que às vezes não se sentem bem na vida, por esta ou aquela razão, ganham força para continuar seguindo em frente graças à mensagem que o Rei passa através de suas canções. Acho que minha vida, como a de muitos outros que admiram o Rei como eu, seria vazia se ele não existissse. Não poderia imaginar minha vida sem o Rei.

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?

♪Uma outra grande admiradora do Rei, como eu, a minha grande amiga Rosângela Amorim (de Belo Horizonte-MG). Ela faz parte de minha página no Facebook. Somos amigas desde a época do antigo Orkut.

Querida amiga, muito obrigado por sua gentileza, atenção e doçura em cada resposta dada. Pessoas admiráveis como você tornam esse nosso mundo virtual mais respeitoso, mais puro e mais interessante. É essa, talvez, a melhor parte da internet, aproximar amigos que talvez, fisicamente nunca estarão juntos, mas virtualmente, nutrem amizades sinceras. 

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

CON disse...

Haaa que entrevista linda! Adorei amiga...Quanto carinho e dedicação ao nosso REI.
Fiquei emocionada ao ler...Beijos azuisss.

Bottary disse...

Nossa! Que maravilha de entrevista Professor Everaldo Farias!

Que pessoa bacana! Que experiência de vida!

Ocenilda, obrigado pelas informações.

Fiquei muito emocionado com sua belíssima historia de vida, sobretudo os momentos em que vc se aproximou do Rei, realizando os seus sonhos.

http://www.vagalume.com.br/katia/lembrancas.html

https://www.youtube.com/watch?v=4FO-GvUYptY

Com o meu abraço e renovando minhas considerações com vc, estes são os links que eu penso que vc merece ouvir.

Quanto à nossa amiga belorizontina, Rosangela Amorim, também acho que a entrevista dela será algo fulminante de emocionante.

Um grandioso abraço do amigo, ainda que virtual, Bottary

Ocenilda disse...

Obrigada, querida amiga Con, pelas suas lindas palavras! Acho que você pode bem entender esse carinho e dedicação que eu sinto pelo nosso muito querido e amado Rei, pois você também sente algo bem semelhante por ele.
Beijos azuis.

Ocenilda, Verviers - Bélgica

Ocenilda disse...

Querido amigo Bottary,

Obrigada também pelas suas palavras.
Esses links que você me mandou são maravilhosos com estas duas pérolas compostas pelo nosso querido e amado Rei e pelo Tremendão que deram de presente à Kátia, a afilhadinha do Rei: "Qualquer jeito" e "Lembranças".
Concordo com você que a entrevista da amia Rosangela Amorim de Belo Horizonte será algo maravilhoso, pois é uma outra grande fã do Rei e de uma sensibilidade à flor da pele.
Um abraço.

Ocenilda, Verviers - Bélgica