quinta-feira, 23 de abril de 2015

♪Partituras musicais dos fãs 22 - Carlyle Zamith♪

Muitos fãs de Roberto Carlos se conhecem e se tornam amigos! E, muito se deve a este cara: Carlyle Zamith é natural de Manaus/AM e é o responsável pelo Portal Clube do rei, um site referência sobre sua majestade há mais de 12 anos! E falo isto por mim, mas creio que muitos pensem assim.

Os tantos fãs que já entrevistamos nesta série, de um modo geral, se tornaram meus amigos graças ao Portal, ponto virtual onde nos conhecemos e nos tornamos admiradores uns dos outros. Carlyle, gentilmente também aceitou participar desta série, pois seu nome já era sugerido por muitos destes fãs para este momento. Gravou a entrevista em áudio, a qual transcrevi para nós e resolvi publicar nesta semana dedicada ao rei, como um presente à sua majestade: um de seus maiores admiradores:

1 - Uma música?

♪É uma das perguntas mais difíceis de um leque de músicas que o Roberto Carlos tem, eu diria Lady Laura que talvez seja “a música”, pois fala da mãe dele e muito me toca pois minha avó também se chamava Laura e era uma música que ela gostava muito quando ainda estava neste plano.

2 – Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pode ver?

♪Bom, eu moro em Manaus e há uma dificuldade muito grande em ver os shows do Roberto, morando aqui, mas eu gostaria de ter visto os primeiros shows do Roberto no Canecão e que seriam lembranças memoráveis. É pena que não temos gravações em vídeo desses primeiros shows. Imagina aqueles shows do Roberto Carlos cantando 120, 150, 200 km/h?

3 - Qual foi o show inesquecível dele?

♪O primeiro show que assisti do Roberto Carlos foi em 1977/1978. Era aniversário da Rádio Difusora de Manaus e ela trouxe o Roberto para apresentar seu show no Estádio da Colina, estádio de futebol que fica no bairro de São Raimundo e eu tinha entre 17 e 18 anos. Cheguei ao show às 5 da tarde e no campo só estavam as cadeiras. Fui o primeiro a chegar e sentei logo na frente, pois não havia cadeiras enumeradas e nem o palco havia sido construído. O show começou às 22 horas e fiquei todo este tempo observando o movimento da construção do palco a minha frente e foi um show inesquecível por ter sido o primeiro!

4 – O que você coleciona em termos de música?

♪Bom, a minha coleção se resume a Roberto Carlos. Herdei essa mania de colecionar do meu pai que quando era vivo colecionava discos do cantor Cyro Monteiro. Na casa onde a gente morava havia uma prateleira cheia de discos 78 rpm. Desde criança coleciono discos. Quando era pequeno só recebia presentes no aniversário e no Natal e quando chegavam essas oportunidades, eu sempre pedia discos do Roberto Carlos de presente, um disco de vinil, do qual ainda não tinha. Assim comecei a colecionar todos os vinis, CD´s, várias edições de CD´s que saíram, quando viajei ao exterior trouxe mais de 14 discos do Roberto lançados por lá e que eu nem tinha noção da dimensão da obra dele por lá!

5 – Conta como decidiu criar o Portal Clube do rei?

♪Isso nasceu de um fórum que eu participava do grupo Abril, da Editora Abril. O nome do fórum era Nosso grupo, de qual também participavam o João Francisco, Fabiano, Cedrak Neto, Júlio, Edgar, José Henrique e ali trocávamos figurinhas, até que um dia a Abril anunciou que o fórum fecharia e ficamos como moradores sem teto e aí decidi criar o Site Clube do rei, com um fórum parecido com o do Nosso grupo, onde resgatamos a obra do Roberto Carlos. João Francisco me auxiliou em tudo, na parte da discografia, onde tentamos organizar a biografia, as centenas de composições que o Roberto tem, reportagens, depoimentos e nada disso fiz sozinho, pois tive uma ajuda muito grande das pessoas que hoje são nossos colaboradores pra sempre!

6 – Você imaginava o alcance que ele teria para tantos fãs do Roberto?

♪Não imaginava jamais o alcance que ele teria. Eu apenas fiz um site homenageando meu cantor preferido e tive a facilidade de criar um bom site por causa da minha profissão, já que sou analista de sistemas e uni o útil ao agradável.

7 - Muitas pessoas têm saudades das postagens do Fórum do Portal. Pretende voltar com ele algum dia?

♪Eu já pensei em voltar com esse fórum que saiu do ar por diversas razões. Uma delas foi técnica, pois era a seção do site mais utilizada e estava sobrecarregada e por causa dele tive que mudar o provedor várias vezes e mudar a estrutura dos arquivos. Pretendo voltar com ele sim, algum dia.

8 - Um compositor brasileiro?

♪É o próprio Roberto Carlos, que é um grande intérprete e também compositor, juntamente com Erasmo.

9 - Um músico brasileiro?

♪Tom Jobim.

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção nacional?

Ah, tem tantos arranjos bonitos, principalmente os dos anos 70, como por exemplo, o arranjo de A janela. O disco de 72 tem todo ele arranjos clássicos, extremamente cuidadosos.

11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa. (pode ser do rei ou de outros artistas também)

♪Meu disco preferido é o de 1969, que é um disco de mudanças onde o Roberto deixa de ser o Roberto juvenil e passa a ser o Roberto adulto, cantando diferente, canções mais ousadas, letras mais trabalhadas, arranjos mais adultos e até a capa desse disco é bonita e muito diferente e ter uma capa com ele na praia, como é aquela, é diferente de tudo que a gente tem. Outro disco importante é o que já citei, o de 1972, pelos arranjos, pelos clássicos A montanha, À distância. A montanha, por exemplo, tem um arranjo que simboliza uma escalada, a subida da montanha com o entrar dos instrumentos. E outro disco seria o de San Remo que é uma coletânea que reúne o que há de melhor nas músicas que não foram incorporadas nos Lp´s.

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?

♪Ouvir tudo que ele não canta agora. Eu gostaria de vê-lo sentar ao banquinho e dedilhar ao violão Não quero ver você triste ou quem sabe A janela, seria lindo. Ou quem sabe cantar Olha, O quintal do vizinho e por aí vai.

13 - Seu especial de fim de ano favorito?

♪Pra mim é o especial de 1983, porque ele foi, digamos, inédito, por ter sido transmitido ao vivo e eu fiquei emocionado por pensar que estava vendo o show ao vivo e chorei do início ao fim.

14 - Um dueto inesquecível desses especiais?

♪O dueto com Tom Jobim é inesquecível. Milton Nascimento também. Há tantos duetos e todos foram inesquecíveis, portanto não dá pra citar só um.

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?

♪Já foi muita gente né? Mas, penso que Benito di Paula, que é um excelente compositor e que Roberto já gravou duas composições dele. Inclusive, uma delas fez muito sucesso no exterior, que é Quero ver você de perto. E tem muitas músicas do Benito que o Roberto poderia cantar, por isso, ele poderia convidar o Benito para seu especial.

16 - Qual dueto em disco gostaria de ver com Roberto?

♪Roberto Carlos e Ornela Vanolli, pois ela foi responsável pelo grande sucesso na Europa da música Sentado à beira do caminho e que foi lançada em um filme. Ela gravou muitas canções do Roberto, estão todas no Portal e ela canta de uma maneira muito intimista, suave. E eu queria ver Roberto e Ornela cantando Detalhes em italiano.

17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?

♪Gosto do Eduardo Lages que é um grande maestro, arranjador, músico e compositor.

18 - Um trecho de uma canção?

♪“Desde que o começo do mundo que o homem sonha com a paz
E ela está dentro dele mesmo, ele tem a paz e não sabe
É só fechar os olhos e olhar para dentro de si mesmo...”

Todos estão surdos, 1971, Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

19 - Como define Roberto Carlos?

♪Um ser iluminado, uma pessoa que está cumprindo sua missão aqui na terra, cantando o amor, a natureza, o amor de uma forma geral: o amor entre homem e mulher, entre as pessoas, da natureza, da amizade, o amor aos animais, o amor da religião seja ela qual for, e é uma pessoa que cumpre sua missão levando sua música que é o instrumento de paz levado a milhares de pessoas, tanto aqui no Brasil quanto no exterior e é uma pessoa extremamente generosa, caridosa e isso mostra o ser humano, o grande artista que é Roberto Carlos.

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?

♪Eu sugiro o João Francisco, Fernando Monteiro Sales e a Carmem, que é uma amiga de longa data!

Bom, como admirador seu e como um pequeno ato de gratidão, aqui está um pouco deste nome ao qual nós somos gratos. O próprio Roberto Carlos, talvez sem perceber, lhe é grato por tudo que você fez a ele e a seus fãs! 

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Carlyle disse...

Muito grato Everaldo Farias por suas palavras, por essa homenagem que você me faz, como fã do rei Roberto Carlos. Lamento o trabalho que lhe dei para transcrever todo o áudio da minha entrevista, mas estou muito feliz por tudo isso. Quero mostrar a minha família, aos meus filhos e aos meus amigos. Quero sua autorização para replicar no Portal. O Portal Clube do Rei, assim como todos os sites e blogs dedicados aos seus artistas são frutos do amor e admiração por eles. Este ano o Portal faz quinze anos de idade, que está no ar, sem qualquer interesse pessoal ou comercial, homenageando a carreira e a obra do artista Roberto Carlos.

Que o Poder Superior abençoe a todos nós.

Um forte abraço Everaldo,
Carlyle Zamith

Armindo Guimarães disse...

Não me esqueço quando em Outubro de 2004, estava eu nos meus princípios de internauta quando me lembrei de pesquisar ‘Roberto Carlos’. Além do site oficial do Rei, apareceu também, destacado, o Portal Clube do Rei. Cliquei para dar uma olhada e esse clique foi para sempre. Mais até do que o próprio site oficial, mas este pequeno grande pormenor espero que ninguém vá dizer ao NMQT senão estou tramado que se acabam os ‘Bate-papos entre Roberto e eu’, bate-papos que tiveram o seu início precisamente no fórum do Portal Clube do Rei onde deixei de ser aquele fã isolado no outro lado do Atlântico, criando amizade com milhares de fãs não só do Brasil, como de Portugal, Perú, Argentina, Venezuela, Estados Unidos, México, e muitos outros, tudo graças ao Portal Clube do Rei, que o mesmo é dizer, graças ao grande Carlyle e ao enorme João Francisco (Jotaefe).
Sobre o fórum, compreendo as dificuldades do Carlyle na sua manutenção pois que, sem exagerar, a verdade é que o fórum do Portal Clube do Rei antecipou-se ao Facebook, reunindo diariamente centenas de fãs do Rei que trocavam entre si novidades e opiniões sobre este e aquele assunto robertocarlistico. Quando o fórum foi desativado, aconteceu aos fãs o que aconteceu com o Carlyle quando terminaram com o fórum da Editora Abril, ou sejam, ficaram como moradores sem teto, até que o Facebook lhes deu abrigo, porém, todos sentem que não é a mesma coisa.
Gostei imenso desta entrevista do nosso amigo Carlyle, e por isso, para além de o felicitar e de lhe mandar aquele abraço robertocarlistico, mais uma vez não posso deixar de tirar o chapéu (mesmo não o ujsando eheheheh), ao grande Everaldo Farias que desde o fórum do Portal Clube do Rei tem a minha amizade, admiração e estima.

Bottary disse...

Ola! Carlyle!
Somente alguem com esta sentimentalidade emocionante pra nos proporcionar momentos também emocionantes: o de poder ler uma memória sublime como a sua experiência de vida, aparelhada com a do nosso Rei.
Fiquei também emocionado com suas emoções quanto ao especial de fim de ano, em 1983.
Se pudermos comparar o Roberto a um ponto que irradia uma luminosidade, entendo que vc, nobre amigo, está muito próximo dele, como uma onda que está em expansão, dado seu comprometimento em multiplicar por 12 anos, tal luminosidade Robertocarlística.
Parabéns pelo belíssimo trabalho e dedicação! Um abraço do Bottary!