domingo, 23 de agosto de 2015

Os 50 anos da Jovem Guarda

O programa Jovem Guarda completou exatos 50 anos ontem. Há exatamente meio século atrás eramos apresentados a algumas canções e a artistas que escreveram algumas das mais belas páginas da música brasileira. Bandas como Renato e seus blue caps ou The fevers, duplas como Os vips, grupos como Golden Boys, cantoras como Martinha ou Wanderléa, cantores como Erasmo Carlos ou Sérgio Reis e um astro que reina na música brasileira até hoje, entre outros.

Considero as comemorações desse evento bastante modestas, inclusive pelo Roberto e por aqueles que permanecem fieis a seus públicos que ainda respiram os clássicos daquele programa que transformou-se em movimento odiado por uns a adorado por outros, por ser responsável pela modernização da música naquele instante e por abrasileirar o rock, embora muitos ainda torciam o nariz e os taxavam apenas de alienados que copiavam o rock americano e inglês!

Quantos astros posteriormente beberam desta dita alienação? Rita Lee, Lulu Santos, Paralamas, Titãs, Skank e tantos outros afirmam terem começado graças a este acontecimento. É uma brasa falar disso, ter vivido tudo isto deve ter sido uma verdadeira festa de arromba! E que tudo mais vá pro inferno, pois mesmo terrível, era o amor em forma de canção que brotava naquelas tardes de domingo de uma forma inesquecível e sempre presente nestes 50 anos de carrões e poeira na estrada dos brotos que ainda amam.

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Bottary disse...

Meu Preclaro Professor Everaldo,

Muito me honra falar um pouquinho do que assisti naquelas tardes de domingo!

Que saudades!

Como foi bom e como é bom lembrar daquelas tardes de domingo!

Em minha casa, na cidade de João Monlevade/MG, sentava-me na cadeira com almofada, feita pelo meu pai, marcineiro da então antiga, Cia Belgo-Mineira, para assistir, em preto e branco, o show do Roberto, Erasmo, Wanderléia, Ronnie Von, Renato e seus Blue Caps, Martinha e outros mais.

Assistíamos em vídeo-tape, no domingo seguinte ao Show, pois não era ainda possivel a transmissão ao vivo. Todavia, era emocionante demais!

Contávamos os dias pra vê-los cantando novamente. Todos eles!!!! Sem exceção!!!!

E o Roberto fazia a apresentação falando: " O meu amigo, Erasssmo Carlos!!!!

Era tudo o que poderíamos absorver de melhor no âmago do ser, acerca do que seria uma boa música.

" - Bicho! Tudo aquilo era uma brasa, mora!"

As canções românticas indicavam que a moda era conquistar o "broto legal".

Um brilho intenso e diferente de todos os artistas daquela época e movimento, ainda permanece na egrégora mental de muitos daquela época jovem, do romântico anos 60.


Nunca imaginaria que um dia eu estaria na frente de um computador, pra dizer aos navegantes deste magnífico Blog, que falar deste movimento é viver um passado inesquecivelmente belo, emocionante e alegre.

Meu caríssimo professor, que emocionante o seu texto. Obrigado por esta oportunidade de ler um pouco mais acerca daquilo que foi pra mim, o melhor da música no contexto do nosso Brasil varonil, que o lábaro ostentas estrelado.

Um abraço, bicho! Este seu blog é uma brasa, mora!!!